Vire a chave, incorpore o upcycling: faça dos seus resíduos, recursos
MÉTODO
COMAS®
Seus resíduos transformados em negócio e mais valor para sua marca
Designer Têxtil/Moda,
especialista em Upcycling Industrial
Uma das vozes do upcycling contemporâneo no mundo, a premiada estilista uruguaia de mentalidade irreverente e conciliadora será a sua ponte entre o upcycling radical e a indústria da moda.
Por sua experiência nas grandes marcas de moda e como pequena empreendedora, resolveu criar o Método Comas, sistematizando uma forma de implementar o upcycling em toda a cadeia de produtos.
Você já parou para pensar sobre o impacto do resíduo têxtil que a operação da sua empresa gera?
A SOBRA EM NÚMEROS
E se este resíduo se transformasse em valor financeiro e de marca para sua empresa?
Como nossos clientes transformaram
"Nunca imaginei que trabalhar o nosso resíduo ia trazer inovação na produção, uma cultura de união e criatividade na nossa equipe e um propósito de sermos pioneiros na implementação de um novo paradigma na indústria de moda. Justamente num momento desafiador de reinvenção e reposicionamento de todo um setor"
Claudia Cicolo, CEO Confecções T.Christina
Foto de divulgação do Fashion Filme REVER para o Brasil Eco Fashion Week, 2021
Fernanda Simon
Diretora Executiva do Fashion Revolution Brasil e Editora Contribuinte de Sustentabilidade da Vogue Brasil
“A Agustina é praticamente uma mestra em upcycling e na minha opinião é a designer que melhor trabalha com a técnica no Brasil. A maneira como constrói com a desconstrução é genial. Como um dos maiores desafios enfrentados pelas marcas que trabalham com upcycling é a escalabilidade, ela já possui estudos e pesquisas que garantem a possibilidade de sucesso e crescimento saudável.”
Arno Duarte
Coordenador Instituto Lojas Renner até 2022
“O método Comas apresenta as possibilidades de criação e inovação do upcycling de forma simples e didática, tornando a técnica acessível a qualquer público. Além disso, o trabalho de consultoria desenvolvido pela Agustina dentro do programa Empreendedoras da Moda trouxe retorno significativo para os grupos apoiados pelo Instituto Lojas Renner. Agustina engaja as participantes, tornando a técnica do upcycling ainda mais encantadora.”
Paulo Cristelli
Gerente Instituto Focus Têxtil
"O upcycling tem uma importância enorme nos dias de hoje e, nas ações do Instituto, conseguimos conectar o impacto social com impacto ambiental através das capacitações com a Agustina para pessoas com conhecimento básico de costura. O objetivo é criar novas oportunidades, atualizar e gerar mais valor ao trabalho das pessoas, ainda dando nova vida a materiais que seriam descartados."
MÉTODO COMAS em passos
01
IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA:
Quantificação, qualificação dos resíduos e avaliação do potencial de escala
02
CRIAÇÃO E PROTOTIPAGEM:
Processo criativo em formato de ateliê aproveitando infraestrutura disponível para testes e desenvolvimento
03
IMPLEMENTAÇÃO PARA PRODUÇÃO COM AUTONOMIA:
Upcycling como mais um modo produtivo agregado na infraestrutura do parceiro (maquinário, sistemas e pessoas)*
*PRODUZA COM MÃO DE OBRA SOCIAL, uma opção para marcas que não têm produção própria na fábrica gerida pelo Movimento Visto o Bem que gera oportunidades para mulheres detentas e egressas do sistema prisional
MÉTODO COMAS em serviços
Collabs
Como nossos clientes vivenciam o método
"Nossa relação com a Agustina começou há quase 15 anos com inúmeras parcerias entre capacitação, cursos e desfiles. Ela entendeu o universo da marca, as nossas necessidades e a rotina. Por isso, incorporamos e tocamos por conta própria o método e conseguimos de uma maneira muito genuína e gradual, sem modismos, trabalhar a sustentabilidade. Hoje temos uma linha de upcycling, fazemos reúso de tecidos, também criamos peças com modelagens zero desperdício."
Fernanda Yamamoto, Diretora Criativa Fernanda Yamamoto
Impacto real na
ESCALA INDUSTRIAL
Conheça 3 pilares do Método Comas
Valorização de recursos humanos
Capacitamos pessoas e abrimos novos caminhos com o upcycling para que parte do investimento do setor da moda seja deslocado da compra de matéria-prima virgem para mão de obra, mantendo postos de trabalho e distribuindo renda
Inovação a partir do design por restrição
Usamos o design como uma inteligência a favor da resolução de problemas, criamos a partir do potencial da matéria-prima (resíduos) e podemos modificar processos produtivos para evitar a geração de resíduos e o desperdício de materiais
Circularidade dos materiais
Transformamos materiais em novos produtos com mais valor e significado, prolongando os seus ciclos de vida como estratégia para reduzir a geração dos resíduos têxteis e a sobrecarga ambiental causada pela indústria da moda
ORICLA, um produto do MÉTODO COMAS
ORICLA originalmente é um tecido que desenvolvemos em 2016 a partir de resíduos têxteis da indústria de confecção de camisaria. Para a sua construção costuramos ourelas de tecido plano em padrões e cores que geram uma nova matéria-prima pronta para ser usada na moda, decoração e na confecção de acessórios, como sapatos, bolsas e mochilas.
Usar estilo diferente como adendo
ORICLA é uma palavra feita de outras palavras latinas com muitos significados e ideias. Pensando nas sobras, nas beiras ou bordas, ORICLA é um jogo semântico que se refere àquilo que ficaria de fora, como as extremidades dos tecidos, as ourelas. ORICLA também nos remete ao movimento circular proposto pelo upcycling que transforma essas sobras em novos produtos trazendo vida e sentido para materiais que seriam descartados ou ficariam à margem em estoques inativos.
ORICLA elástico, Upcycling industrial têxtil
Ideal para a moda fitness e para artigos que precisam de elasticidade, conforto e resistência, o tecido ORICLA elástico é o resultado da parceria com a Confecções T.Christina, uma das fabricantes de roupas esportivas mais ativas do Brasil com selo OURO ABVTEX. ORICLA elástico tem o propósito de aumentar o ciclo de vida de tecidos sintéticos com elastano, material não biodegradável e um dos que mais impacta o meio ambiente se descartado incorretamente. São construídos em rolos e disponíveis para pequenas, médias e grandes marcas. Entre em contato por aqui, qual melhor forma de colocar esse call to action?
Depoimento ORICLA elástico
"O que representou para a marca lançar uma coleção feita a partir do tecido ORICLA elástico? Foi possível sentir a percepção do mercado como um todo? e da sua corporação?"
Nathalie van der Zee, Estilista Mindse7 / C&A que lançou uma coleção com tecido ORICLA elástico
Nossa Equipe
Prêmios
2do lugar Categoría Têxtil no Prêmio de Design do Museu da Casa Brasileira - 2016
Prêmio Muda 2020 na Categoria Moda (Vogue e Sistema B)
Prêmio Fashion Futures 2021 / Categoria Inovação e Tecnologia (Instituto C&A)
Palestras & Cursos
2019 - Participação na mesa "Sustainable Fashion" com moderação de XXXX e participação de X, X e X
Denver, Colorado, EUA
Destacar principais:
Fashion Revolution
IFT
Festival Consumo Consciente
Forum Perifa Vest
IED
Clipping
Nosso trabalho na imprensa
-
Posso comprar ORICLA elástico?Sim, pode! O tecido é vendido em rolos de a partir de 10kg para pequenas, médias e grandes marcas de moda, acessórios e decoração. Entre em contato pelo email oriclaelastico@tchristina.com.br para solicitar o mostruário.
-
O MÉTODO COMAS é pra minha empresa?O MÉTODO COMAS é ideal para empresas que geram grande volume de resíduos e que contam com uma estrutura ou um polo produtivo para que o upcycling seja implementado e assimilado como um processo por sua equipe. Marcas e fábricas fornecedoras que procuram usar seus recursos de forma inteligente, acelerar sua jornada na circularidade através do upcycling se posicionando como agentes de impacto positivo.
-
Existe a possibilidade de desenvolver um projeto customizado para minha empresa?Sim, é possível elencar um conjunto dos nossos serviços e ainda criar outros de acordo com as necessidades e maturidade de cada empresa. Entre em contato com atendimento.comas@gmail.com
-
O que é upcycling?Processo de transformar materiais/produtos descartados ou deixados à margem, em novos produtos, adicionando vida, valor e sentido.